BOVEN INVESTE R$ 22 MILHÕES EM USINA TERMELÉTRICA NO PARANÁ

A Boven Comercializadora de Energia está construindo uma usina termelétrica em Jaguariaíva (UTE Jaguar). O projeto prevê uma capacidade instalada de cinco megawatts (MW), energia elétrica que representa o abastecimento de uma cidade com 80 mil habitantes. O terreno, no Distrito Industrial Ary Fanchin, foi concedido pela prefeitura daquele “município sob o regime de concessão. Já o investimento previsto pela companhia é de aproximadamente R$ 22 milhões.

De acordo com o representante comercial da Boven, Maicon William Rieger, a usina, atualmente em fase de terraplanagem, será movida a resíduos de serrarias, como cavaco, serragem e cascas. A previsão para o início das operações é janeiro de 2020. Quando entrar em funcionamento serão gerados entre 20 e 40 postos diretos de trabalho, já na fase de construção em média 60 empregos diretamente.

Maicon explica que a Boven escolheu Jaguariaíva porque encontrou uma grande quantidade de reflorestamento de pinus e eucalipto, e também um distrito industrial voltado ao beneficiamento de madeira”.

Ele lembra que o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Jaguariaíva, Pedro Delgado, apresentou algumas informações sobre a região e o distrito industrial. “Logo foi iniciado os estudos para a implantação do projeto. Um dos pontos para a viabilização do projeto foi à colaboração secretaria junto com a prefeitura de Jaguariaíva onde disponibilizaram sob o regime de concessão uma área dentro do distrito industrial para a implantação da UTE Jaguar”, conta.

Para Delgado, a usina representa um marco para a cidade. “Vai gerar ICMS porque é energia e vai criar empregos porque terá continuidade e as empresas que vieram fazer o serviço já estão contratando mão de obra também”, comemora.

O secretário comenta ainda que a usina ajudará na eliminação dos resíduos industriais da madeira, o que reflete diretamente no meio ambiente, além de trazer economia para os cofres públicos com a coleta e tratamento do material.

Delgado reforça que a sua secretaria cedeu 41 mil metros quadrados de área para que a instalação da termelétrica fosse possível.

Empresa negocia mais de 1 mil MW por mês.

A Boven é uma comercializadora de energia, gestora de unidades consumidoras e geradoras, além de desenvolvedora e empreendedora de projetos de geração de energia. A marca é a nova denominação da Federal Energia desde 2017 e já se tornou uma das comercializadoras mais atuantes do país, com mais de 1.000 MW médios negociados por mês.

A Boven opera em quatro escritórios no Brasil, sendo em São Paulo, Itajubá (MG), Itapema (SC) e Jaguariaíva, além de uma base em Portugal, comercializando energia em um mercado 100% livre.

FONTE: DIÁRIO DOS CAMPOS

DATA DA POSTAGEM:22 de julho de 2018

img Whats

Preencha o formulário