5 passos para uma empresa ser mais sustentável

Uma empresa também tem responsabilidades sociais, mas não é difícil estar de acordo com elas

Assim como os indivíduos, uma empresa também é um elo da sociedade, com direitos, deveres e responsabilidades. Isso significa que cada empresa também deve se estabelecer conforme procedimentos que levem em conta a boa relação com as pessoas e com o meio ambiente. 

Em outras palavras, ela tem que estar de acordo com práticas sustentáveis. Mas como se tornar uma empresa “verde”, ou sustentável? A seguir, revelamos cinco procedimentos simples e ao alcance da maioria das empresas, que trarão benefícios significativos a todos. 

 

  • Economizar energia e água: Uma empresa sustentável começa com a preocupação em economizar luz e água. Isso, no entanto, vai além de você apagar a luz ao sair da sala, ou de fechar a torneira enquanto escova os dentes. Uma empresa que realmente avalia seu impacto ambiental adota estratégias como uma arquitetura que facilite a iluminação e a ventilação naturais; lâmpadas fluorescentes de LED (que além de serem mais econômicas, têm vida útil mais longa). Quanto à água, reguladores de pressão e torneiras com desligamento automático ajudam a poupar os desperdícios.  

  • Reduzir lixos: Dar preferência à documentação eletrônica é uma forma de reduzir o lixo e o descarte de materiais. Além disso, os arquivamentos eletrônicos são mais seguros e aumentam a confiabilidade de uma empresa. A reeducação de funcionários, mostrando o quanto é importante avaliar sempre o uso de impressoras e de outras máquinas de forma consciente, também faz parte de um plano eficiente de sustentabilidade.  

  • Repensar o transporte: Empresas realmente sustentáveis são aquelas que não apenas incentivam seus funcionários a reduzirem o uso de automóveis, mas as que também criam oportunidades para o transporte alternativo. Isso é se preocupar com a qualidade de vida das pessoas e com o meio ambiente. Portanto, facilitar práticas seguras de caronas, de meios alternativos como bicicletas e transportes públicos, além de organizar revezamentos para trabalho no esquema home-office estão entre esses procedimentos.  

  • Optar por fornecedores sustentáveis: Os colaboradores serão sempre um elo importante na elaboração de um plano sustentável. Portanto, uma empresa deve estar atenta aos valores levados em conta por seus parceiros. Só assim haverá ampliação e continuação na cadeia de produção sustentável.  

  • Migrar a empresa ao Mercado Livre de Energia: Caso sua empresa possui uma demanda energética igual ou superior a 500 kW (considerando a soma de todas as unidades com o mesmo CNPJ), leve seriamente em conta a migração ao Mercado Livre de Energia. Além da redução na conta de luz, o fornecimento passará a ser proveniente de fontes renováveis. Resumindo, a energia que sua empresa consumirá será limpa, colaborando com os recursos do planeta e com o consumo consciente.

Rua James Joule 92
8º Andar
04576-080
+55 11 2663-2910

Rua 248 273 – Sala 7
88220-000
+55 47 3366-6778

Rua Capivari 176
84200-000
+55 43 3535-5195

Rua Major Belo Lisboa 72
1º Andar
37500-016
+55 35 3622-4121

© Copyright 2020. Todos os direitos reservados Boven - Energia