PÁGINA INICIAL > MERCADO

Mercado Livre
de Energia

Energia 100% limpa e renovável, segura e muito mais barata

Há quase 30 anos o Brasil estabeleceu duas formas de contratação de energia, o Ambiente de Contratação Regulado (ACR) comumente chamado de Mercado Regulado (ou Cativo) e o Ambiente de Contratação Livre (ACL) também conhecido como Mercado Livre de Energia (MLE).

É nesse segundo ambiente que concentramos as verticais de negócios da Boven Energia há mais de 10 anos.

ACR x ACL

No Ambiente Regulado (ACR)  os consumidores residenciais e empresariais seguem mais ou menos as mesmas regras, cabendo às concessionárias quase todas as decisões sobre a energia que você consome.

Desde o tipo, a fonte de energia, passando por taxas, indexidares, encargos e etc, no ambiente regulado (também chamado cativo), a decisão não está nas suas mãos mas nas mãos da concessionária o que resulta em:

. Faturas mais altas;

. Ausência de previsibilidade orçamentária;

. Riscos atrelados às bandeiras tarifárias;

. Baixa responsividade às necessidades específicas do seu negócio;

. Desalinhamento às melhores práticas ambientais

Já no Ambiente Livre (ACL) também chamado Mercado Livre de Energia (MLE), disponível atualmente para todos os consumidores empresariais conectados ao Grupo A, as decisões sobre a energia passam a ser tomadas por você que assume o protagonismo merecido em todo o processo.

Desde a escolha do seu fornecedor de energia, passando por todas as condições do seu contrato passando a ter previsibilidade de custos o que amplia a sua capacidade de gestão e investimento e conduz a sua empresa a um novo patamar em termos de ESG porque sua matriz energética passa a contar com energia 100% limpa e renovável.

Tudo isso ainda pagando até 40% menos na conta de energia todos os meses.

As principais vantagens do Mercado Livre de Energia Boven:

Quem Pode
ser livre?

Todas as empresas conectadas ao Grupo A (média e alta tensão). Dados da ANEEL apontam que, atualmente, existam mais de 70 mil empresas prontas para migrar para o Mercado livre de Energia e a sua pode ser uma delas.

 

Os 3 tipos de consumidores do Mercado Livre de Energia Boven

 

Consumidores Livres – Devem possuir demanda mínima de 500 kW e tem liberdade de escolher entre energia convencional e incentivada

Consumidores Especiais – Devem possuir demanda mínima de 500 kW e só podem utilizar energia incentivada. Ambos consumidores, livres e especiais, possuem a Boven como gestora de energia e parceira estratégica essencial e contam com todo suporte para se tornarem “agentes CCEE”, responsáveis mensalmente pelas obrigações administrativas e financeiras, incluindo garantias, junto à CCEE que é a Câmara de Comercialização de Energia diferentemente dos consumidores varejistas.

Consumidores Varejistas – Podem possuir demanda inferior a 500 KW e são dispensadas de se tornarem “agentes CCEE” sendo integralmente representadas pela Boven, inclusive quanto às responsabilidades e garantias junto àquela entidade.

Conte com a Boven, maior acionista da BBCE para cuidar da sua energia.

GESTÃO NO ACL

A Boven participa de todo o caminho da energia até você para garantir o melhor uso da energia, pelo menor preço alcançando a maior descarbonização possível.

Quero falar com um especialista Boven

Quem regula o Mercado Livre de Energia?

Ministério Minas e Energia

BBCE

Agência Nacional de

Energia Elétrica

Câmara de Comercialização

de Energia Elétrica

Operador Nacional do

Sistema Elétrico

MERCADO LIVRE DE ENERGIA

Unidade consumidora com:

  • 500kW ou mais de demanda contratada;
  • Tensão maior que 2,3 kW – Grupo A;
  • Sistema de Medição para Faturamento (SMF) adequado conforme norma da concessionária

A demanda de 500 kW pode ser em uma única unidade consumidora, ou então um somatório de mais de uma, definido por:

  • Comunhão de direito: unidades consumidoras sob mesmo CNPJ raiz e mesmo submercado;
  • Comunhão de fato: unidades consumidoras com CNPJs distintos, mas situadas em áreas contíguas.

No Ranking Internacional de Liberdade de Energia Elétrica, elaborado pela Abraceel, o Japão – país em que todos os consumidores podem escolher o seu fornecedor de energia – ocupa o primeiro lugar, seguido pela Alemanha e Coreia do Sul.
O Brasil está hoje na 55ª posição. No país, o Mercado Livre é responsável por 38% da eletricidade consumida, e com as novas propostas para a ampliação e abertura desse mercado, a expectativa é que o território brasileiro esteja cada vez mais próximo dos líderes nos próximos anos.

CUIDAMOS DE TODA A BUROCRACIA

Como migrar para o ACL

  • Medição por telemetria (isso permite o gerenciamento do consumo de maneira remota);
  • Denunciar o Contrato de Compra de Energia Regulada (CCER) junto à atual distribuidora;
  • Adesão à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE);
  • Abertura de conta bancária específica para efetuar as transações entre o consumidor e a CCEE.

ACR

Sujeito às bandeiras tarifárias e aos altos reajustes das concessionárias. O preço da sua energia depende do clima, da quantidade de água nos reservatórios e da avidez das concessionárias e seus acionistas.

ACL

Sem incidência de bandeiras tarifárias. Você sempre sabe quanto vai pagar pela sua energia e ainda reduz até 40% o valor da sua conta de energia todos os meses com investimento ZERO

Não possuem poder de negociação e estão sujeitos às regras unilaterais das concessionárias.

Negociam livremente os termos dos seus contratos como prazo, fatores de indexação e outros e fecha com o arranjo que se mostrar mais vantajoso

Pagam várias penalidades nas suas contas de energia por falta de gestão e acompanhamento das concessionárias (afinal, elas ganham mais se você pagar mais).

Livre de penalidades.

Os consumidores têm muita dificuldade em organizar seus orçamentos e fluxo de caixa em função da falta de previsibilidade gerada pela oscilação nos preços da energia mês a mês

Os consumidores sabem exatamente quanto pagarão de energia durante todo o período contratado.

Utilizam energia a partir de fontes com alto impacto ambiental negativo.

Acessam energia 100% limpa e renovável contribuindo efetivamente com a descarbonização do processo produtivo, levando o E do ESG a sério de verdade.

Paga pelo Hora ponta.

Sem hora ponta.

ACR

Sujeito às bandeiras tarifárias e aos altos reajustes das concessionárias. O preço da sua energia depende do clima, da quantidade de água nos reservatórios e da avidez das concessionárias e seus acionistas Não possuem poder de negociação e estão sujeitos às regras unilaterais das concessionárias Pagam várias penalidades nas suas contas de energia por falta de gestão e acompanhamento das concessionárias (afinal, elas ganham mais se você pagar mais) Os consumidores têm muita dificuldade em organizar seus orçamentos e fluxo de caixa em função da falta de previsibilidade gerada pela oscilação nos preços da energia mês a mês Utilizam energia a partir de fontes com alto impacto ambiental negativo Paga pelo Hora ponta

ACL

Benefícios
em ser livre

O Brasil vive uma das maiores e mais importantes ondas de modernização setorial do mundo

O Mercado Livre de Energia
em números

+51.400 Unidades consumidas
+13.500 migrações entre janeiro e agosto de 2024 (quase o dobro de todas as migrações de 2023)
42% de toda energia consumida no Brasil e 72% de toda energia transacionada no Brasil está no Mercado Livre de Energia
92% do consumo industrial está no Mercado Livre de Energia
39% do consumo comercial está no ACL
64% de toda energia limpa gerada no Brasil é para atender ao ACL 24% de aumento em relação aos últimos 12 meses
Preço da energia é em média 46% menor no ACL na comparação com o mercado cativo