Os números da expansão do mercado livre no Brasil até 2026

Um novo estudo feito pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), mostrou que o Mercado Livre de Energia já é responsável por 83% da expansão de geração de energia elétrica no Brasil até 2026.

Atualmente, o ambiente de contratação livre responde por 34% do consumo de eletricidade do país. No entanto, ele continua sendo a maior promessa de expansão de energia.

Para se ter ideia, 83% dos 45 GW que devem entrar em operação até 2026 estão sendo viabilizados pelo Mercado Livre – são mais de R$ 150 bilhões em investimentos.

Outros números comprovam que o Mercado Livre tem sido o grande protagonista da nova ordem do setor elétrico brasileiro, com 82% da geração total em construção, com previsão de entrar em operação até 2026. No mesmo cenário, 97% da capacidade das usinas centralizadas fotovoltaicas em construção serão destinados ao ML. Entre as eólicas, esse número corresponde a 86%.


Além disso, o ML tem sido o grande responsável pelas ofertas de geração elétrica a biomassa (68%) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (61%). Segundo o presidente executivo da Abraceel, Rodrigo Ferreira, esses números só comprovam a importância do Mercado Livre na ampliação de energia renovável no país: a energia mais barata (que é oriunda do ML) é, além de tudo, renovável.


img Whats

Preencha o formulário