A busca por eficiência e otimização dos custos é uma prioridade para qualquer profissional que gerencia uma indústria. Entre as maneiras mais eficazes para alcançar esse objetivo está a implementação de uma gestão eficiente de energia elétrica — principal insumo energético para 80% das indústrias brasileiras. O Mercado Livre de Energia é a solução perfeita que alia gestão integral, sustentabilidade ambiental e economia que chega a 40% no valor mensal da conta de luz.
Neste artigo, explicaremos melhor sobre esses e outros benefícios adquiridos quando o Mercado Livre de Energia se alinha à gestão de energia da sua empresa. Avance para os próximos tópicos!
O que é o Mercado Livre de Energia?
Explicando de maneira simples, o Mercado Livre de Energia é um ambiente de negociação no qual os consumidores podem escolher seus fornecedores de energia. Com isso, é possível decidir sobre as fontes de energia que acessam e também sobre várias condições contratuais. Em contrapartida, essas possibilidades não são possíveis no mercado regulado — no qual a sua empresa, via de regra, está sujeita às definições da sua concessionária local.
Na prática, o mercado livre de energia abre espaço para uma maior competitividade entre os fornecedores. O resultado é que oferecem melhores preços e condições para os consumidores. Ao entrar nesse mercado, a empresa passa a contratar energia diretamente de uma comercializadora de energia sabendo exatamente quanto pagará pela energia ao longo de todo o período contratado, sem hora ponta e nem incidência de bandeiras tarifárias.
Ademais, no Mercado Livre de Energia você consegue ter acurácia no seu planejamento de custos, bem como obter parâmetros claros para a gestão eficiente da energia.
As etapas de uma eficiente gestão de energia
Implementar uma gestão de energia eficiente no Mercado Livre de Energia envolve um conjunto de práticas e etapas que devem ser realizadas integralmente pela gestora de energia. Pois, ela é responsável por fornecer orientação, além de atuar como ponte entre a sua empresa, os órgãos reguladores e a distribuidora local.
Para entendermos melhor como é o processo realizado pela gestora de energia, abaixo, listamos as etapas principais:
Análise do perfil de consumo
A primeira etapa de uma boa gestão de energia é realizar a análise detalhada do perfil de consumo da empresa por profissionais certificados pela CCEE — Câmara de Comercialização de Energia. Ao acessar as informações constantes nas faturas de energia da empresa, é possível:
- compreender padrões de uso de energia ao longo do tempo;
- identificar os momentos de maior e menor demanda;
- traçar um plano eficiente para a compra da energia;
- estabelecer os pontos-chave de monitoramento.
Migração para o Mercado Livre de Energia
Quando a viabilidade é estabelecida e a proposta é aceita, caberá à gestora “denunciar” o contrato à distribuidora local da empresa. Apesar da expressão “denunciar” gerar dúvidas, ela significa simplesmente o ato de informar, em forma e tempos adequados, que a sua empresa possui uma nova fornecedora de energia — sendo agora o Mercado Livre Energia.
Vale ressaltar que o processo de migração é burocrático, sendo preciso contar com uma gestora experiente para não ter surpresas desagradáveis.
Contratação de energia no Mercado Livre
A seguir, a sua gestora apresentará as melhores cotações de energia e negociará por você para conseguir os melhores preços. Em tal contexto, a gestão de energia seleciona a melhor oferta conforme as necessidades específicas da empresa. Nessa etapa, a comercializadora de energia assume um papel fundamental.
Uma vez que, disponibiliza diferentes opções de fornecimento e auxilia na escolha da melhor estratégia de contratação. Alguns fatores a serem considerados para uma boa contratação, são: previsões de preço, variações sazonais e as condições contratuais e o PLD — Preço da Liquidação das Diferenças.
Monitoramento e automação
Após a contratação, é necessário monitorar o consumo em tempo real, utilizando sistemas de automação que permitem um controle rigoroso e imediato sobre o uso de energia. Esses sistemas podem identificar rapidamente qualquer anomalia ou desperdício, possibilitando a correção imediata.
Melhorias em eficiência energética
Outro aspecto importante da gestão de energia é a implementação de medidas de eficiência energética. Entre essas medidas, citamos:
- modernizar equipamentos (troca por modelos mais eficientes);
- adoção de práticas que reduzam o consumo desnecessário;
- otimização da iluminação;
- melhora do isolamento térmico;
- implementação de processos produtivos mais eficientes.
Quais são os benefícios de uma gestão de energia otimizada?
Como vimos, a implantação de uma gestão de energia eficiente no Mercado Livre de Energia oferece muitas vantagens para as empresas. No geral, todos esses benefícios são obtidos sem ser necessário qualquer tipo de investimento ou obras — fator que mais chama a atenção de empresários e gestores nessa migração.
Os números positivos do Mercado Livre de Energia
Optar por essa alternativa garante uma solução consolidada e eficiente para reduzir drasticamente os custos com energia elétrica. Conforme a ABRACEEL (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia), empresas que compram energia no Mercado Livre de Energia têm pago em média 46% menos por MWh.
Essa redução associada à toda estratégia elaborada pela sua gestora faz com que a sua conta mensal de energia, que envolve outros tantos custos e encargos além da energia, custe até 40% menos.
A força dessa modalidade se confirma no ritmo acelerado de empresas que têm saído do mercado regulado e migrado para o Mercado Livre de Energia. Nos últimos 12 meses, mais de 16 mil empresas já migraram para o ACL — 46% a mais que no período anterior.
Hoje são mais de 51.300 empresas nessa modalidade e há ainda 70.000 que cumprem os requisitos de migração, mas que ainda não o fizeram. A sua pode ser uma delas; inclusive.
Desde sua criação, esse ambiente de contratação acumulou uma economia superior a R$370 bilhões. Além disso, trouxe benefícios diretos para as empresas que optaram por essa modalidade de contratação de energia.
Esse mercado ganha cada vez mais espaço no Brasil e é um dos vetores de crescimento econômico e sustentabilidade ambiental. Afinal, privilegia o uso de fontes limpas e renováveis de energia.
Tais números deixam claro que uma gestão de energia eficiente no Mercado Livre não apenas alivia os empresários de grandes despesas com infraestrutura e manutenção, como também oferece um potencial considerável de economia a longo prazo, abrindo frente para o crescimento.
Entendeu como o Mercado Livre de Energia reduz os gastos da gestão de energia? Quer contar com uma solução eficiente para maximizar a produção e reduzir os custos energéticos? Conheça os serviços da Boven!