Nível atual de armazenamento dos reservatórios por submercados

Neste gráfico, atualizamos o nível de armazenamento dos reservatórios divididos por submercados, segundo últimas informações divulgadas pela ONS.

Contextualização: em 30 de abril, chegou ao fim o Plano de Contingência elaborado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que levou em conta normas e restrições existentes quanto ao uso da água e seus aspectos ambientais. Com a intenção de assegurar o abastecimento energético, o programa definiu as vazões máximas a serem liberadas pelos sete principais reservatórios do setor durante o período de chuvas.


As medidas adotadas tiveram resultados positivos. Os lagos de Três Marias (MG), Sobradinho (BA), Itumbiara (GO/MG), Furnas (MG) e Marechal Mascarenhas de Moraes (MG), por exemplo, superaram o patamar de 70% de seus volumes úteis – suas barragens contribuem para a produção de energia nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste.


Já na bacia do Rio São Francisco, as medidas adotadas pelo Plano de Contingência possibilitaram que Sobradinho, o maior reservatório nordestino, atingisse praticamente o seu volume máximo (99,85%).


Além da bacia do São Francisco, as do Tocantins, Paranaíba e Grande também registraram aumentos significativos de seus volumes nesses últimos cinco meses – os números variam entre 41 pontos percentuais (Tocantins) e 64 p.p.(Grande).

img Whats

Preencha o formulário