Mercado Livre de Energia

Conte com a Boven para ser livre

O MERCADO LIVRE DE ENERGIA

Composição do setor

Mercado Livre de Energia: Composição do setor

Ambiente de contratação

Ambiente de Contratação Regulada (ACR)

Formado por consumidores cativos, que pagam uma tarifa de energia regulada e determinada pela Aneel, sem qualquer possibilidade de negociação. Sobre ela, incide o sistema de bandeiras tarifárias.

Ambiente de Contratação Livre (ACL)

Os consumidores têm liberdade de escolha, podem negociar a compra de energia diretamente com as usinas geradoras e/ou comercializadoras. Assim, podem garantir os melhores valores das tarifas de energia e condições. Além disso, no Mercado Livre não há incidência de bandeira tarifária.

Como funciona o ACL

No ACL, os preços, prazos e volumes de energia são negociados diretamente entre consumidores e geradoras/comercializadoras.

Mercado Livre de Energia: Como funciona o ACL

Consumidores

Quem pode fazer parte?

Consumidor Livre:são aqueles com a demanda mínima de 500 kW. Esses consumidores podem escolher energia proveniente de qualquer fonte.

Consumidor Especial: são aqueles que precisam somar as cargas para atingir os 500 kW de demanda mínima, através de comunhão de fato (que estejam na mesma área contigua) ou comunhão de direito (que possuem o mesmo CNPJ raiz e estejam localizados no mesmo submercado) e devem contratar energia proveniente de fonte renovável

Consumidor Varejista: a partir de jan/2024 consumidores de alta tensão com qualquer demanda contratada que estejam conectados no grupo A e necessariamente devem migrar através de uma comercializadora varejista.

Usinas

São empreendimentos responsáveis por transformar recursos (renováveis ou não) em energia elétrica.

Distribuidoras e transmissoras

São empresas independentes ou vinculadas a grupos geradores que têm como objetivo entregar energia das usinas aos consumidores, garantindo padrões de qualidade estabelecidos pela Aneel.

Comercializadoras

São empresas que operam no mercado comprando e vendendo energia, mas não consomem a mesma. Elas podem negociar com qualquer agente da CCEE.

Gestão no ACL

A Boven atua em todas as etapas do processo de migração: representação junto à CCEE e auxílio na contratação de energia, orientando periodicamente o consumidor nas tratativas com a concessionária e realizando o monitoramento diário do consumo de energia.

Mercado Livre de Energia: Gestão no ACL

Regulamentação

Regulamentação Agência Nacional de Energia Elétrica
Agência Nacional de
Energia Elétrica
Mercado Livre de Energia: Regulamentação Câmara de Comercialização de Energia Elétrica
Câmara de Comercialização
de Energia Elétrica
Mercado Livre de Energia: Regulamentação Operador Nacional do Sistema Elétric
Operador Nacional do
Sistema Elétrico

Quem pode fazer parte

Unidade consumidora com:

A demanda de 500 kW pode ser em uma única unidade consumidora, ou então um somatório de mais de uma, definido por:

Mercado Livre de Energia: como funciona

O Mercado Livre de Energia permite que consumidores, conhecidos como consumidores livres, negociem diretamente a compra de energia elétrica, definindo preço, condições de pagamento, prazos e volumes com geradoras ou comercializadoras. 

Em comparação com o Ambiente de Contratação Regulada (ACR), onde as tarifas são reguladas pelo governo e compradas a um preço fixo das distribuidoras locais, o Mercado Livre oferece vantagens financeiras significativas, com preços que refletem a negociação direta e a possibilidade de melhores condições para o consumidor.

No Mercado Livre de Energia, além do contrato com a geradora, o consumidor mantém um contrato com a distribuidora para o uso da rede de transmissão. Para otimizar suas contratações de energia, empresas podem contar com uma Gestora de Energia, que auxiliará no gerenciamento e na eficiência dos contratos, potencializando as vantagens dessa modalidade.

No Ranking Internacional de Liberdade de Energia Elétrica, elaborado pela Abraceel, o Japão - país em que todos os consumidores podem escolher o seu fornecedor de energia - ocupa o primeiro lugar, seguido pela Alemanha e Coreia do Sul.

O Brasil está hoje na 55ª posição. No país, o Mercado Livre é responsável por 38% da eletricidade consumida, e com as novas propostas para a ampliação e abertura desse mercado, a expectativa é que o território brasileiro esteja cada vez mais próximo dos líderes nos próximos anos.

Como migrar para o ACL

Como migrar para o ACL nós Cuidamos de toda burocracia

Benefícios em ser livre

Mercado Livre de Energia: Benefícios em ser livre
Conheça a solução da Boven Energia para gestão online
Plataforma online

Conheça nossa solução
para gestão online

Nossa Plataforma de Gerenciamento de Energia traz diversas vantagens para a sua empresa, como o acompanhamento do consumo em tempo real e o monitoramento detalhado. Tudo isso, acessível do seu celular. 

Perguntas frequentes

O Mercado Livre de Energia permite que consumidores negociem diretamente a compra de energia com geradoras ou comercializadoras, garantindo liberdade na escolha de fornecedores, preços e condições, sem a incidência de bandeiras tarifárias.

O Mercado Regulado, ou Ambiente de Contratação Regulada (ACR), é onde consumidores pagam tarifas fixas, determinadas pela Aneel, sem possibilidade de negociação. 

Neste ambiente, também se aplicam bandeiras tarifárias que variam conforme as condições de geração de energia.

No Mercado Livre de Energia, é possível reduzir custos, ter previsibilidade sobre os preços de energia, escolher livremente os fornecedores e adquirir energia renovável com certificação. Isso aumenta a competitividade e otimiza o uso energético da sua empresa.

No Ambiente de Contratação Livre (ACL), consumidores negociam diretamente com geradoras e comercializadoras os preços, volumes e prazos para a compra de energia. É um ambiente mais flexível e com liberdade de escolha para o consumidor.

  • Consumidor livre: Demanda mínima de 500 kW e pode escolher qualquer fonte de energia.
  • Consumidor especial: Precisa somar cargas para atingir 500 kW e deve contratar energia de fontes renováveis.
  • Consumidor varejista: A partir de 2024, consumidores de alta tensão com qualquer demanda podem migrar através de uma comercializadora varejista.

Os principais benefícios são a redução de custos, previsibilidade no orçamento de energia, escolha dos fornecedores, possibilidade de utilizar energia renovável, e a gestão especializada que facilita o monitoramento e controle do consumo.

O mercado é regulado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), operado pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), e monitorado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Através de plataformas online, como a Plataforma de Gerenciamento de Energia da Boven, é possível acompanhar o consumo em tempo real e monitorar detalhadamente o uso da energia de sua empresa, facilitando a gestão interna.

img Whats

Preencha o formulário